Anúncio



A Sessão Solene do 98º aniversário do CDPA foi uma festa

O Salão Nobre do CD Paço de Arcos encheu-se de sócios, atletas e amigos para celebrar o 98º aniversário do nosso Clube.


Foi no passado dia 8 de novembro que decorreu a habitual Sessão Solene, o ponto alto da vida da nossa instituição quase centenária. Logo no seu início, Nuno Linares, presidente da Mesa da Assembleia Geral, destacou a importância destes momentos na vida de uma associação e deu o mote para uma noite que foi de festa.

De facto, a entrega de seis dezenas de emblemas de 75, 50 e 25 anos de associado é sempre um momento de emoção e orgulho para quem recebe e para quem entrega.

Merece especial destaque o facto de, pela primeira vez na nossa História, termos entregue emblemas de diamante, representativos dos 75 anos de associado. Para a posteridade aqui ficam os seus nomes: José Duarte Lynce Moreira Rato, Antunes Rocha Trindade, Manuel Joaquim Lynce Moreira Rato, João Carlos Pereira Ramos e João Eduardo Marques Santos Mendes.

Poucas instituições existirão com tão grande prova de dedicação. Marco Afonso, presidente da Direção, aproveitou a ocasião para, feito o resumo da obra feita, projetar o futuro. Um futuro que, na sua visão, passará pelo desenvolvimento inovador dos desportos de rodas, do retorno ao mar e aos desportos náuticos, de uma maior proximidade com a vila de Paço de Arcos e com o aumento da importância dada ao sócio no quotidiano do Clube.

De seguida, foram entregues as devidas condecorações aos atletas que se distinguiram pela sua atividade desportiva. Conquistámos campeonatos mundiais, europeus, nacionais e
regionais em quatro modalidades distintas - karaté, hóquei em patins, patinagem artística e pesca desportiva - em categorias masculinas e femininas. Quantos clubes se poderão orgulhar de tamanha diversidade, ecletismo e competitividade?

O Karaté teve evidente destaque por ter atletas que se sagraram campeã nacional da Liga Olímpica de kata e Campeã Mundial de Goju ryu.

No caso do hóquei em patins foram distinguidas a equipa de Sub17 que venceu a Taça João Campelo e a equipa de Sub15 que conquistou a Eurockey Cup 2018 e o respetivo Campeonato Regional.

A Patinagem Artística foi chamada para parabenizar as atletas que venceram o Open Internacional de Barcelona em Seniores, Juvenis e Cadetes e ainda a vendedora do Open de Dança de Hettange.

A Pesca Desportiva recebeu justas homenagens à Campeã do Mundo de bóia-mar, aos campeões do mundo por equipas e ao campeão nacional individual da 2ª Divisão.

Ainda foram entregues placas de agradecimento à Câmara Municipal de Oeiras e à União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias pelo apoio incondicional que dão ao nosso Clube.

Por fim, duas das maiores ovações da noite foram para Vítor Elias, distinguido pelo trabalho desenvolvido ao longo de anos no nosso pavilhão, e para o Sr. Américo, uma das figuras emblemáticas do PA e que é o responsável por o Paço de Arcos ter, provavelmente, as únicas redes no mundo costuradas de forma artesanal.

No final dos aplausos deu-se a palavra aos convidados. Artur Campos, representando a União das Freguesias de Oeiras e São Julião, Paço de Arcos, e Caxias, destacou o papel imprescindível, de enorme generosidade e tantas vezes incompreendido dos dirigentes
desportivos.

Pedro Patacho, vereador da CM Oeiras e falando em nome do presidente Isaltino de Morais, preferiu destacar a longevidade e vitalidade do PA enquanto instituição estruturante do município. Nesse sentido, referiu que o executivo não se esquecerá de apoiar o Clube, destacando duas situações particulares: a necessária reestruturação do Pavilhão e a transformação do Centro Náutico num equipamento de excelência para a prática do desporto náutico escolar e, consequentemente, da competição.

A História traz memórias e responsabilidade. Que a Sessão solene do 99º aniversário seja ocasião de tanta ou mais comemoração e distinção como esta. É uma tarefa que nos cabe a todos.
Com tecnologia do Blogger.